Menos Fios

Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda com conclusão em 2025

O Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, uma empreitada iniciada em fevereiro deste ano, será finalizado em 2025, informou a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.

Falando na 8ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, dirigente frisou que o Parque de Luanda vai ter um papel crucial no desenvolvimento do empreendedorismo, na colaboração entre as Instituições do Ensino Superior e de investigação científica, nas empresas, no Governo e a sociedade, bem como na promoção da inovação, do acesso a infraestruturas, laboratórios e escritórios de apoio a atividades de pesquisa, visando fomentar e fortalecer as startups.

A criação e o crescimento de empresas de base tecnológica, através de incubadoras de empresas, é um contributo para o desenvolvimento sustentável do país, que motivou a construção do Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda”, declarou, enaltecendo que a filiação do Parque de Luanda à Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação, em setembro deste ano, vai facilitar a colaboração internacional.

O Executivo tem promovido, sobretudo nas IES, a realização de concursos de inovação e a criação de incubadoras de empresas, inseridas em programas de empreendedorismo académico, para fomentar ideias criativas e transformá-las em negócios viáveis, ajudando a criar oportunidades de emprego para os jovens”, sublinhou.

A infraestrutura tecnológica vai acolher algumas empresas e responder aos desafios do sistema de dinamização da ciência e de investigação da tecnologia, fez saber a ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança.

O projeto divide-se em várias vertentes, entre as quais a oferta de bolsas de estudo de dois anos a meninas de famílias carenciadas a frequentar o ensino secundário nas áreas da ciência e tecnologia, engenharias e matemáticas, ciências físicas e biológicas e de saúde, explicou a ministra.

Exit mobile version