Menos Fios

Países da SADC vão beneficiar-se dos serviços do ANGOSAT 2

Os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão poder beneficiar-se dos serviços do satélite de comunicação angolano ANGOSAT-2, segundo o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Falando no quadro da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada na capital angolana, com a presença dos Presidentes de Moçambique, Botswana, Malawi, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia e Zimbabwe, do Vice-presidente da Tanzânia e de representantes das Ilhas Seychelles, das Ilhas Maurícias e dos Comarões, o ministro destacou que entre os países interessados pelos serviços, a República da Zâmbia está mais avançada, onde os técnicos aprimoram os trabalhos para que este país beneficie do sinal do satélite que está em órbita.

Enquanto isso, outros países como o Botswana e RDC também já manifestaram interesse dos serviços do ANGOSAT 2.

O processo está a caminhar e esperamos, dentro em breve, que estes países tenham de facto serviços do ANGOSAT-2”, disse Mário Oliveira, frisando que “o satélite está de saúde e em condições operacionais”.

De informar que Angola já beneficia dos serviços do satélite desde o dia 4 de novembro de 2022, na posição 23 graus Este, a sua posição de operar.

Para localizar em tempo real o Angosat-2, clique aqui.

Exit mobile version