Menos Fios

Os ataques DDoS aumentaram 40% nos últimos seis meses

Um estudo recente demonstrou que os ataques DDoS estão longe de ser uma coisa do passado, uma vez que o número de ataques DDoS aumentou 40% nos últimos seis meses, visando cada vez mais sectores como a banca, o comércio eletrónico e a educação. Estes tipos de ataques podem ter um impacto significativo nas organizações, causando perdas financeiras e danos à reputação e, à medida que se tornam mais frequentes, as perturbações DDoS continuam a representar uma ameaça real para as empresas.

Porque esses ataques ainda são eficazes? 

Apesar de não serem sofisticados em comparação com outros ataques cibernéticos, os ataques DDoS ainda estão a perturbar os negócios online e as infraestruturas governamentais. Em junho deste ano, Diablo 4, um dos lançamentos de videogame mais proeminentes deste ano, e outros jogos desenvolvidos pela empresa Blizzard, foram alvo de um ataque DDoS que interrompeu temporariamente os seus serviços. No mesmo mês, a Microsoft confirmou que foi vítima de ataques DDoS na camada 7, que causaram interrupções intermitentes nos serviços Azure, Outlook e OneDrive.

Então, se esses ataques são considerados “antiquados”, por que estão a aumentar? 

Firewalls como medida de proteção contra-ataques DDoS

O aumento contínuo dos ataques DDoS alertou as principais instituições de cibersegurança, como a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestruturas dos EUA (CISA), que emitiu recentemente um aviso sobre os perigos desta tática maliciosa. A CISA aconselha as organizações que suspeitem ter sido vítimas de um ataque DDoS a identificar a fonte e a mitigar a situação através da aplicação de regras de firewall.

Uma firewall pode bloquear endereços IP e portas, bem como definir limites de tráfego pré-determinados para servidores e clientes, ações que evitarão que um ataque DDoS danifique as redes empresariais.

Exit mobile version