A Oracle apresentou uma ferramenta- Internet Intelligence Map, que dá aos utilizadores a possibilidade de seguirem o estado da Internet com o propósito de mapear o impacto de diversos incidentes.
O Internet Intelligence Map dará assim uma visão geral da infraestrutura, que pode sofrer o impacto de desastres naturais, desde os sequestros do BGP – Border Gateway Protocol às quebras dos cabos submarinos, a equipa da Oracle publica frequentemente análises e dados objectivos que informam o público sobre os fundamentos técnicos da Internet e dos seus efeitos em áreas como a geopolítica e o comércio electrónico.
O Internet Intelligence Map apresenta num único quadro os dados estatísticos sobre os níveis de conectividade por país com base nos traceroutes – ferramenta de diagnóstico que rastreia a rota de um pacote através de uma rede de computadores que utiliza protocolos IP e ICMP, no BGP e nos volumes de consultas DNS. Estas três dimensões da conectividade da Internet são apresentadas lado a lado para mostrar o impacto que determinado problema de conectividade produz na internet em todo o mundo.
A internet é a rede mais importante do mundo, no entanto é muito instável. As disrupções na internet podem afectar de forma indelével as empresas, os governos e os operadores de rede, afirma Kyle York, vice presidente de estratégia de produto da Oracle Cloud.
Jim Davis, analista principal do Edge Research Group, sublinha que é importante poder ter uma visão global da internet para compreender de que forma os eventos externos podem impedir os utilizadores de acederem às suas aplicações e serviços baseados na Internet. Só quando se tem esta compreensão é que se pode trabalhar nestes problemas de forma a melhorar os níveis de disponibilidade e desempenho.
Aceda ao mapa seguindo link.