Na base está a depreciação do kwanza e a subida da inflação que aumentaram os custos das empresas e diminuíram o poder de compra das famílias.
O CEO da Unitel, Miguel Geraldes, disse que o cenário desafiante, e obriga a instituição a fazer vários cálculos para manter o negócio rentável e argumenta que ao nível de financiamento é mais difícil, uma vez que “os juros bonificados que existem para alguns setores não se aplicam nas Telecons”.
Por sua vez, Gonçalo Farias, administrador da Africell argumentou que ainda há muita coisa para se consertar antes de se avançar com uma possível elevação dos preços, já que os rendimentos líquidos das famílias também baixaram.
Fizeram parte da mesa redonda com o tema “Os Desafios das Infraestruturas, Financiamentos e Novos Conceitos Digitais” Miguel Geraldes (CEO UNITEL), Gonçalo Farias (Administrador da Africell), Marcus Valdez (Diretor-geral da DStv Angola), Carlos Pinho (Managing Partner da QUALITY), Paulo Alves (Administrador Executivo do BFA) e Lutuima Vaz da Conceição (diretor-geral da New cognito). João Armando, Diretor do jornal Expansão foi o moderar o debate.