O escândalo que envolveu o Facebook e a Cambridge Analytica deu origem ao projecto de uma nova rede social: a OpenBook. A ideia do site é conectar as pessoas sem pôr em risco a segurança dos dados dos usuários.
O Openbook é um projeto fundado por Joel Hernandez, engenheiro de cibersegurança, e será lançado por meio de financiamento colectivo. O executivo inclusive já afirmou o interesse anterior em disputar o mercado com o Facebook, e promete um projecto “impressionante”, que não visa somente o lucro.
Joel Hernandez, fundador do website, afirma que 30% dos ganhos serão doados para a caridade e o site contará com um shopping virtual, de onde virá a receita da empresa. Por esse motivo, o OpenBook declara que anúncios não serão um problema e que o número de notificações será menor.
O projecto OpenBook Challenge surgiu quando o investidor Jason Calacanis recrutou sete equipas e ofereceu um prêmio para aquela que desenvolvesse uma rede social para substituir o Facebook. A ideia de Joel Hernandez foi escolhida e para viabilizá-la, foi iniciada nesta terça-feira ( 17/07), uma campanha no KickStarter que pretende arrecadar USD 117 mil.
Hernandez disse que seu direccionamento “é realmente sobre construir uma rede social que respeite a privacidade de seus usuários“. A plataforma também promete disponibilizar uma equipa de auditoria para garantir que os desenvolvedores cumpram suas promessas.