Sam Altman vai regressar ao cargo de diretor-executivo da OpenAI, após a empresa que desenvolve o ChatGPT ter “chegado a um acordo de princípio” para a sua reintegração, esta quarta-feira.
A empresa, sediada em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos, fez o anúncio dois dias após funcionários da ‘startup’ OpenAI, na sua maioria gestores de topo, terem ameaçado uma demissão coletiva face ao afastamento de Sam Altman, que tinha sido demitido pelo conselho de administração na sexta-feira.
O acordo alcançado, segundo noticia o The Guardian, inclui uma nova direção liderada por Bret Taylor, o antigo co-CEO da empresa de software Salesforce, Larry Summers, antigo secretário do Tesouro dos EUA, e Adam D’Angelo, empresário do sector tecnológico e atual membro do conselho de administração, que desempenhou um papel no despedimento de Altman.
“Chegámos a um acordo de princípio para que Sam Altman regresse à OpenAI como diretor-executivo com um novo conselho de administração inicial composto por Bret Taylor (presidente), Larry Summers e Adam D’Angelo. Estamos a colaborar para definir os pormenores. Muito obrigado pela vossa paciência durante este processo“, escreveu a OpenAI na sua conta oficial no X, anteriormente conhecido como Twitter.
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo.
We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.
— OpenAI (@OpenAI) November 22, 2023
Altman reagiu logo em seguida: “Amo a OpenAI e tudo o que fiz nos últimos dias foi para manter esta equipa e a sua missão unidas. (…) Estou entusiasmado por regressar à OpenAI”.