Menos Fios

One Web chega à Angola para facilitar acesso à internet nas comunidades rurais

Os investimentos no sector das telecomunicações e tecnologias de informação parecem ser uma prioridade do governo angolano. Depois de ter sido revelado que já existe  a autorização para  a construção do AngoSat-3, outra notícia de destaque surge: Greg Wyler, fundador da OneWeb foi recebido pelo presidente João Lourenço.

Deste encontro surge o projecto para estender o acesso à Internet às zonas rurais até ao ano de 2021, numa parceria entre o governo de angola e a empresa americana de telecomunicações One Web.  A projecto tem início previsto para 2020, o Presidente da República.

No final do encontro, o gestor disse ter analisado com o Estadista angolano, entre vários outros assuntos, as linhas gerais de implementação do projecto, cujos custos não avançou.

Segundo Greg Wyler, a escolha de Angola deve-se ao facto de apresentar um considerável potencial de crescimento no ramo, além de ser uma aposta do Estado angolano para mitigar algumas dificuldades de acesso às telecomunicações às zonas rurais.

A One Web foi Fundada em 2012 e em Fevereiro deste ano (2019), os seus primeiros seis satélites com o objectivo de fornecer Internet de banda larga aos usuários de todo o mundo. A meta da companhia americana é montar uma constelação com até 1980 satélites.

O Ruanda tem uma parceria com a One Web que foca igualmente no acesso à internet para áreas rurais (principalmente para as escolas). Um facto de destaque no acordo entre Ruanda e OneWeb é que o pagamento será feito apenas daqui a 10 anos, por enquanto o Ruanda poderá usar gratuitamente. Será que Angola fez um acordo semelhante?

Por que a One Web e não outro parceiro?

Não houve nenhum comunicado oficial do governo de Angola, nem da One Web, mas alguns pontos chamam à atenção:

1. A One Web tem parceria com a Airbus no projecto “One Web Satellites” – grupo responsável por projectar os satélites e demais tecnologias associadas ao projecto. A Airbus está a construir o AngoSat-2…

2. A One Web promete preços muito abaixo dos praticados por uma boa parte dos provedores actuais. O fundador da One Web anunciou no início do ano que a sua equipe tinha conseguido o feito impressionante de projectar uma antena que custa 15 USD, sim, 15 dólares norte americanos.

Mas, nem tudo está claro…

Se o projecto realmente for implementado até 2021, algumas questões ficarão por resolver:

Aguardaremos os detalhes do acordo e, provavelmente, algumas destas questões estarão respondidas.

Exit mobile version