No futuro as pessoas não vão usar mais as actuais senhas, precisarão apenas pensar para acessar a sua conta do Facebook. As ondas cerebrais já são vistas como uma alternativa biométrica para as temidas senhas alfanuméricas.
De acordo com os pesquisadores de neuro-computação da Universidade de Binghamton, com um pouco de treino o computador pode identificar o usuário com base na reação que o cérebro tem com relação a algumas palavras. Desse modo, ao invés de usar uma senha padrão, o usuário pode apenas ouvir literalmente algumas palavras-chave e elas desbloqueariam arquivos sigilosos.
Outra vantagem de usar ondas cerebrais como senhas é que elas podem verificar a identidade de alguém continuamente. Impressões digitais, por exemplo, fornecem uma identificação única.
Em um estudo chamado de Brainprint ( impressão cerebral), os cientistas estudaram os sinais cerebrais de 45 voluntários no momento em que eram lidos 75 acrônimos para eles, como FBI e DVD. Foram, então, gravados as reacções emitidas pelos cérebros, focados nas áreas que estão associadas à leitura e ao reconhecimento de palavras. Os estudiosos descobriram que cada cérebro reagia de um jeito e os computadores puderam identificar os voluntários com 94% de precisão.
[Fonte]: News Scientist