O que não fazer se o telemóvel estiver muito quente?

Um aparelho superaquecido pode trazer consequências para a vida útil da bateria, sinal mais fraco, interrupção de funções e desempenho mais lento em alguns apps.

1390

Quando um telemóvel fica esquentado chega a ponto de ser desconfortável ao toque, geralmente é um sinal de que algo não está certo. Para ajudar você nessa situação, preparamos uma lista com coisas que você não deve fazer quando o seu telemóvel começa a esquentar.

  • Não deixe muitas funções desnecessárias ativadas.

As funções como Bluetooth, dados móveis, GPS e Wi-Fi podem consumir muitos recursos do aparelho, muitas vezes de forma desnecessária. Portanto, uma alternativa é desativar as funções que não estão a ser utilizadas no momento.

  • Não deixe aplicativos demais no armazenamento

Fazer uma limpeza no armazenamento é outra alternativa para evitar que o telemóvel fique quente. Caso seja notada essa mudança de temperatura, é válido procurar pelos aplicativos que estão instalados, mas não são abertos há muito tempo.

  • Não deixe o ecrã com brilho máximo

O ecrã do telemóvel pode ser um dos locais mais fáceis para identificar o aquecimento. Quando ligada por muito tempo, durante o consumo de media ou execução de jogos, é comum que ela fique ativada por muito tempo.

  • O que pode fazer um telemóvel aquecer?

Como em qualquer outro aparelho eletrónico, é normal que os telemóveis produzam calor devido às correntes de energia nos seus componentes. Em alguns cenários, é possível que o aparelho esquente demais, o que causa problemas.

As circunstâncias são variadas, podendo ser relacionadas ao próprio uso: ao executar um aplicativo de navegação durante uma viagem ou jogar por muito tempo, a tela e os processadores precisam constantemente estar ativos, o que causa aquecimento.

Outra situação comum que aumenta a temperatura de um telemóvel é o carregamento, por conta da maior transmissão de energia. Nesse caso, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para não causar danos à bateria.

Há ainda problemas relacionados a software: versões desatualizadas do sistema, muitos aplicativos abertos, incompatibilidades e bugs também podem ajudar no aquecimento.

Por fim, existe um fator externo: a temperatura ambiente. A exposição constante ao calor esquentará objetos, e os telemóveis não escapam disso.

A Apple, por exemplo, sugere que os dispositivos com iOS sejam utilizados em temperaturas com ambiente entre 0 e 35 °C. Deixar um dispositivo exposto à luz solar ou dentro de um ambiente muito quente, como um carro fechado, podem gerar problemas com super aquecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui