Uma paralisação parcial no Facebook afectou usuários em todo o mundo, Angola não foi excepção. A paralisação se estendeu por mais de 14 horas. Até ao momento, não há registo de uma interrupção tão longa na rede social líder de mercado.
Ironicamente, o Facebook, a maior rede social do mundo, teve que recorrer ao Twitter para explicar que havia um problema com as suas plataformas de comunicação.
We’re aware that some people are currently having trouble accessing the Facebook family of apps. We’re working to resolve the issue as soon as possible.
— Facebook (@Facebook) March 13, 2019
Alguns usuários do Facebook e outras plataformas do grupo – incluindo Instagram, Messenger e WhatsApp – relataram problemas intermitentes acessando os serviços e postando conteúdo.
Na madrugada de hoje,14/03/2018, quinta-feira, às 04:41 GMT, a conta oficial do Instagram no Twitter, alertou: “E… estamos de volta” com um gif de Oprah Winfrey.
Anddddd… we're back. pic.twitter.com/5E8UdlcsPJ
— Instagram (@instagram) March 14, 2019
Alguns utilizadores em Angola tentaram publicar actualizações e receberam a mensagem de erro “Desculpe, algo deu errado. Estamos trabalhando para consertar isso o mais rápido possível.“
O Twitter foi a rede escolhida para os “pobres” utilizadores do Facebook reportarem a sua insatisfação. A hashtag #FacebookDown e #InstagramDown viraram tendências no Twitter durante grande parte do dia.
O que causou a interrupção ?
As interrupções começaram na quarta-feira à noite e pareciam afetar pessoas em várias regiões, incluindo os África, Estados Unidos, América Central/Sul e Europa. O serviço DownDetector.com mostra como as reclamações foram evoluindo durante o dia:
Apesar de alguns rumores indicarem que as interrupções foram resultado de um ataque DDoS (Distributed Denial of Service ) , o Facebook disse em outro tweet que “a questão não está relacionada a Ataque DDoS. “
Desde então não houve outra informação oficial. Enquanto isso, as acções do Facebook cairam 2.22% nas últimas 24 horas.
O mercado e os utilizadores finais estão curiosos: o que causou esta grave queda do grupo de aplicativos do Facebook?