Menos Fios

Número de websites maliciosos aumenta 178% no pré-Black Friday

A Black Friday e Cyber Monday são uma das datas mais esperadas pelos consumidores, pois é quando o comércio em geral oferece produtos com grandes descontos, e onde muitos aproveitam até para antecipar as compras de Natal. A par dos consumidores, infelizmente os cibercriminosos também procuram tirar proveito desses dias mundiais, onde o fornecedor líder global de soluções de cibersegurança, Check Point Research, informou que tem assistido a números recordistas de websites maliciosos relacionados com a temática nas últimas seis semanas.

De acordo com os dados do relatório, na qual a MenosFios teve acesso, foram analisados mais de 5300 e constatou-se que os ataques maliciosos aumentaram em 178%, em relação ao mesmo periodo no ano anterior. A CPR ainda divulgou que 1 em cada 38 redes empresariais sofreu um ataque dos cibercriminosos por semana, no mês de Novembro, em comparação com 1 em 47 em Outubro e 1 em 352 no início de 2021.

As supostas ofertas dos piratas informáticos chegam aos consumidores via e-mail e há até exemplos reais de tentativas de ataque que recorrem à imitação de marcas conhecidas, como a Michael Kors e Amazon, para levar a cabo as suas intenções de crime.

O Black Friday, dia dedicado às promoções, foi criado nos Estados Unidos e é realizado sempre na sexta-feira da quarta semana do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, celebrado naquele país. Este ano, a Black Friday cai em 26 de novembro.

MAIS: Relatório da Check Point Software destaca o impacto do cyber-crime ao redor do mundo

Então, para que não seja vitima dos cibercriminosos na véspera e nos dias posteriores dessa data, a MenosFios e a Check Point Research deixam abaixo algumas dicas de segurança para todos compradores angolanos que façam compras on-line:

 

Exit mobile version