Hoje em dia em Angola e não só, vários carros são roubados porque são inseguros ou porque não tem um sistema de segurança adequado. O sistema de chave embutido para o arranque de carros revolucionaram o acesso de veículos, mas eles estão longe de serem seguros, passar o controle remoto é o suficiente para roubar o carro. A Hyundai acredita que tem um sistema muito mais seguro.
A Hyundai anunciou recentemente que instalará sua primeira tecnologia de veículo baseada em impressão digital no Hyundai Santa Fé SUV que será lançado neste ano. O sistema incluirá dois sensores de impressões digitais separados: um na maçaneta da porta e um no botão de ignição.
Como funcionará?
Para se ter acesso ao carro, um motorista terá que passar por ambos os scanners para entrar e abrir e ligar o veículo. Alguns veículos permitem que chaves diferentes carreguem configurações diferentes, seja a posição do assento, frequência de rádio ou a temperatura do controle de temperatura. O sistema de impressão digital da Hyundai oferece o mesmo nível de personalização, mas em vez de estar ligado a um relógio tradicional, está ligado à impressão digital do motorista. Qual pessoa pode pegar o uma chave de carro errada por acidente, mas nunca vai pegar a impressão digital errada.
Teoricamente, falsificar uma impressão digital ainda pode conceder acesso ao carro ou poderia? De acordo com a Hyundai, o sistema mede a capacitância em partes da ponta do dedo, ligando essa assinatura à própria impressão. Assim, se alguém aparecer no carro com uma impressão digital falsa, o carro será capaz de dizer que não é o motorista real. As chances de que a tecnologia da Hyundai não reconhecerá uma cópia são de 1 em 50.00.
Quando é que chegará oficialmente em Angola?
A Hyundai diz que planeia implantar a tecnologia em mercados seleccionados no início deste ano, e a China será o mercado inaugural dessa tecnologia. Se isso for útil, também poderá aparecer em uma ampla variedade de veículos futuros da Hyundai. Portanto, não há uma data definida até ao momento…