A Symantec apresentou esta semana o Norton Core, um router que tem protecção contra vírus instalada para proteger até 20 smartphones e tablets, além de uma quantidade ilimitada de dispositivos de internet das coisas.
O Norton Core transmite sinal de internet nas frequências 2,4 GHz e 5 GHz, para que os gadgets possam se conectar na rede mais adequada. No primeiro caso, a rede está mais sujeita à interferência de aparelhos como micro-ondas ou telefones sem fio, mas têm maior alcance. No segundo, a incidência de interferências é menor, mas o alcance normalmente é inferior ao da frequência 2,4 GHz.
O router inclui um processador dual-core a 1,7GHz, duas portas USB 3.0, e suporta o Wi-Fi-AC e o 4×4 MU-MIMO. Os usuários do Norton Core vão poder utilizar uma aplicação para os dispositivos móveis para personalizar e monitorizar a sua rede.
O aparelho permite ainda que o utilizador bloqueie comportamentos suspeitos na sua rede, como a conexão de um aparelho desconhecido. Além disso, qualquer software que se instalar no aparelho é movido para quarentena, com o objectivo de não infectar outros dispositivos ligados à rede.
O Norton Core possui um padrão Wi-Fi mais moderno do mercado actualmente. Chamado Wave 2 e promete maior velocidade e confiabilidade da internet. A velocidade máxima do dispositivo é de 2,5 Gbps, o que permite a transmissão online de vídeos na resolução 4K, bem como o streaming de jogos.
Por enquanto, o Norton Core não tem previsão de chegar em Angola, mas nos Estados Unidos da América, estará disponível no final deste semestre com um preço a partir dos 280 dólares.