Nokia inicia parceria para capacitação de jovens empreendedores na Zâmbia

89

O Ministro da Tecnologia e Ciência da Zâmbia, Felix Mutati, e o Ministro do Comércio Exterior e Desenvolvimento da Finlândia, Ville Tavio, foram os responsáveis por lançar um programa inovador de aprendizagem online voltado para o empreendedorismo juvenil na Zâmbia.

A iniciativa, que visa capacitar 100 jovens zambianos com habilidades digitais e empreendedoras, é implementada pela gigante finlandesa de tecnologia Nokia, em parceria com a Airtel Networks Zambia Plc, que fornecerá pacotes de dados para os participantes.

Créditos: NokiaMob

O programa, com duração de 8 semanas, foi desenhado para promover o pensamento inovador e o empreendedorismo entre os jovens, oferecendo uma combinação de treinamento teórico e prático. Baseado no modelo finlandês de educação técnica e vocacional (TVET), o curso enfatiza a importância de parcerias com o mercado de trabalho, garantindo que os participantes adquiram experiência prática por meio de uma abordagem de “aprendizado no trabalho”.

A formação será conduzida pela Omnia Education Partnership Ltd (OEP), da Finlândia, e incluirá avaliações online. Aqueles que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado digital.

“Como Ministério da Tecnologia e Ciência, é uma honra colaborar com a Embaixada da Finlândia, a Nokia e a Airtel Zâmbia para avançar no desenvolvimento de competências digitais dos jovens zambianos. Ao aproveitar iniciativas de capacitação impulsionadas pelas TIC, buscamos aumentar a produtividade, fomentar uma cultura de inovação e acelerar o empreendedorismo. A transformação digital está no centro do crescimento econômico, e capacitar os jovens com competências tecnológicas posicionará a Zâmbia na vanguarda da revolução digital africana”, declarou Felix Mutati, Ministro da Tecnologia e Ciência da Zâmbia.

A Nokia será responsável pela gestão do programa, incluindo o conteúdo, os treinadores e a certificação, enquanto a Airtel Zâmbia garantirá a conectividade para os 100 participantes selecionados pelo Ministério da Tecnologia e Ciência. 

A iniciativa também contará com eventos comunitários e encontros em centros de empreendedorismo, aproximando os participantes de experiências práticas e redes de apoio. 

Com esta colaboração internacional, a Zâmbia dá um passo para a capacitação de sua juventude, alinhando-se às tendências globais de transformação digital e inovação, em um esforço que pode servir de inspiração para outros países africanos, incluindo Angola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui