Actualmente as empresas mais visionárias e bem posicionadas já estão a criar os seus ecossistemas digitais, com verdadeiras estruturas de tecnologia, e é claro, negócios. A Nigéria acaba de dar um passo interessante para alcançar esse objectivo.
O Hubs.ng é o primeiro ecossistema digital da Nigéria fundado por Itopaking David, e tem como objectivo criar uma plataforma sustentável onde o futuro digital e a transição da Nigéria podem ser catalisados.
Serviços que já fazem parte deste ecossistema:
- Serviço para combater os abusos dos direitos humanos
O HRSS é criado pela equipe do hubs.ng para atender à crescente necessidade do relatório, registro e rastreamento de crimes relacionados aos direitos humanos. A ONG de direitos humanos da Nigéria, Citizens Advocacy for Social & Economic Rights (CASER), já se inscreveu como o primeiro provedor de serviços de lançamento para o relatório apresentado.
O HRSS é uma plataforma que permite que usuários com uma conta hubs.ng (ou possam criar um) enviem um relatório de todas as violações de direitos humanos em todo o país. As etapas disponíveis orientam o usuário sobre como criar, seleccionar uma categoria, preencher detalhes e também anexar arquivos, se necessário, antes de enviar um relatório. O relatório apresentado será seguido pela ONG que atende ao relatório e responde, devido ao relatório enviado, para que o usuário seja actualizado sobre o processo. Os cidadãos podem criar quantos relatórios forem necessários.
A CASER tem sido um participante activo na luta pelos direitos humanos desde a fundação até a data. A colaboração destas duas entidades socialmente envolvidas é prometida aos nigerianos que desejavam o apoio dos abusos dos direitos humanos. O serviço também fornecerá acesso a bancos de dados de crimes e incidentes de direitos humanos.
- Serviço para promover freelancers e fornecer novas oportunidades
O Gigs hub é um mercado de serviços para freelancers de todas as classes. O serviço foi criado para oferecer novas oportunidades para usuários com um conjunto de habilidades criativas que podem comercializar seu serviço online dentro do período de tempo estipulado e entregar ao cliente um excelente trabalho.
Os hubs do Gigs trabalham com um sistema de crédito para segurança e transparência entre clientes e freelancers no sistema. Autónomos cadastrados no sistema podem criar um micro-emprego com detalhes sobre o serviço que oferecerão em um determinado período e preço. Por outro lado, os clientes podem pesquisar serviços oferecidos por freelancers e seleccionar sua opção no resultado da pesquisa. A categoria de serviço freelance oferecido varia de design e criatividade até suporte administrativo, atendimento ao cliente e assim por diante.