Esta afirmação foi feita durante uma recente mesa redonda de alto nível em Abuja, que se centrou nas estratégias de combate às ciberameaças e no reforço da resiliência digital da Nigéria. O evento, realizado no Gabinete do Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente, atraiu especialistas do sector público e privado.
Kashifu Inuwa, director-geral da Agência Nacional para o Desenvolvimento das Tecnologias da Informação, conduziu o debate e sublinhou a importância de reforçar a infraestrutura de cibersegurança da Nigéria. Sublinhou que a resiliência da Nigéria em matéria de cibersegurança é fundamental tanto para a segurança nacional como para o desenvolvimento económico.
De acordo com Inuwa, ao incentivar a parceria entre empresas nigerianas e britânicas, a iniciativa pretende reforçar a resiliência da Nigéria em matéria de cibersegurança e abrir novas oportunidades de crescimento.
Na mesma linha, James Carroll, líder cibernético do Alto Comissariado Britânico para a África Ocidental, apelou à colaboração num evento organizado pelo Ministério das Comunicações, Inovações e Economia Digital e patrocinado pela Galaxy Backbone e pelo Banco Mundial.
“A estratégia do Reino Unido centra-se no envolvimento da sua população jovem e conhecedora da tecnologia no ensino de competências digitais, na promoção de carreiras no domínio da cibersegurança e na criação de uma reserva digital”, James carroll.
“A Nigéria, com a sua população jovem, pode adotar abordagens semelhantes, como educar as crianças sobre a cibersegurança, incentivar o entusiasmo pela tecnologia e desenvolver a literacia digital.”