Um novo tipo de celular com tela expansível pode se tornar realidade no futuro, ao menos no que depender do que foi apresentado pela Motorola na MWC 2023, a maior feira de celulares e telefonia do planeta.
O equipamento – por ora um protótipo – aumenta de tamanho após dois cliques num botão lateral. Não é preciso que o usuário utilize as mãos para abri-lo nem fechá-lo. A tela enrolável passa de 4 polegadas para 6,5 polegadas em questão de instantes.
Este é o mesmo modelo revelado durante a Lenovo Tech World, evento que aconteceu em outubro de 2022. Agora a empresa está fazendo a demonstração para quem estiver no congresso, realizado em Barcelona, na Espanha. De acordo com a divulgação oficial, o usuário teria a mobilidade de um celular compacto quando estivesse em movimento e uma tela grande para jogar games de última geração, quando necessário, tudo isso num mesmo produto.
O projeto foi elaborado pelo 312 Labs, o hub de inovação da Motorola, e pode funcionar em três estados diferentes. Pelas informações divulgadas pela fabricante, o celular pode se apresentar de forma compacta, estendida ou espiada, que deve permitir ao usuário olhar pequenas informações sem precisar abrir a tela inteira. O protótipo, que tende a ser chamado de celular enrolável, deve trabalhar com um painel OLED ou pOLED flexível.
De acordo com a apresentação oficial na MWC, o protótipo foi projetado para oferecer algumas funcionalidades de forma automatizada. Se o usuário iniciar um vídeo no YouTube, por exemplo, a tela deve se expandir horizontalmente, para criar um formato wide. Por outro lado, caso o usuário abra um e-mail, a tela pode abrir horizontalmente para dar espaço ao teclado.
Como ressalta o site 91Mobiles, este smartphone é apenas um protótipo, sem qualquer previsão de lançamento. Aliás, muitos desses conceitos nem mesmo chegam a ver a luz do dia, mas é uma forma da Lenovo, dona da Motorola, se posicionar na vanguarda da indústria tecnológica.
Confira as imagens gravadas pelos jornalistas da MenosFios no evento.