A realidade cada vez mais próximo da ficção cientifica. Esta é a forma mais simples de descrever o Muzo, um dispositivo que promete detectar o som ambiente e produzir ondas sonoras que o abafam, criando um meio mais silencioso.
Outro recurso que os desenvolvedores prometem é que o gadget pode criar uma “bolha de privacidade” para que as suas conversas em locais públicos não sejam ouvidas por pessoas estranhas.
Como funciona
O Gadget é montado numa pequena caixa de 32 x 75 x 165 mm com peso de cerca de 350g e conecta-se aos smartphones através de Bluetooth 4.0. Com essa ligação é garantido que o smartphone consiga controlar a intensidade do som emitido pelo “Muzo”.
Para melhor funcionamento, o dispositivo deve ser anexado a superfícies planas (mesas, janelas…) que facilitem a propagação das ondas sonoras. O gadget possui bateria recarregável (via cabo microUSB ) e tem autonomia de 20 horas.
Opções do aparelho
Ao ligar o Muzo, 3 modos são apresentados:
- Serenity – é usado para reduzir ruídos externos, criando um ambiente mais silencioso com o sistema de anti-vibração
- Sleep – usado para reproduzir sons que ajudam a dormir e, pela manhã, funcionam como alarme.
- Secret – usado para criar a “bolha de privacidade”
Preços
O projecto está na fase de arrecadção de receitas, a expectativa é que o dispositivo comece a ser entregue a partir de fevereiro de 2017. O dispositivo está à venda por a partir de US$ 159 (sem contar com o custo de envio).
Veja aqui a descrição do projecto
https://youtu.be/5IuPd-R32ho
Mas um bom número de utilizadores está céptico em relação a esse dispositivo, considerando que não passa de mais uma fraude, ainda assim o projecto arrecadou mais de 1 milhão de dólares e está pronto para ser produzido em larga escala.
Quanto a si, acha que o Muzo faz realmente tudo isso que promete?