Sam Bankman-Fried, o CEO da FTX, passou de uma fortuna avaliada em 16 mil milhões de dólares no início da semana para apenas mil milhões.
Já é considerada a maior queda de uma fortuna multimilionária em apenas um dia. O magnata das criptomoedas, Sam Bankman-Fried, o CEO da FTX, tinha uma fortuna avaliada em 16 mil milhões de dólares no início da semana, mas perdeu 94% do valor, para mil milhões de dólares.
Segunda reporta a Bloomberg, o multimilionário de 30 anos, anunciou que a sua empresa de câmbios de ativos cripto, a FTX, seria vendida à sua rival Binance, com o objetivo de alivar problemas de liquidez. É referido que a sua parte na empresa era de 53%, avaliado em 6,2 mil milhões de dólares. O restante valor da sua fortuna, 7,4 mil milhões de dólares, referem-se a outra empresa de transações de cripto, a Alameda Research.
MAIS: Cuba legaliza serviços que operam com criptomoedas
Com a compra da FTX pela Binance, a Bloomberg refere que tanto a FTX como a Alameda passaram a valer 1 dólar cada, uma limpeza do valor das maiores empresas de Sam Bankman-Fried.
O Business Insider refere que perdas desta magnitude são normais entre os mais ricos do mundo, mas que nenhum perdeu uma proporção tão grande num único dia. E dá o exemplo de como Mark Zuckerberg perdeu 29 mil milhões no dia 3 de fevereiro, mas de uma fortuna avaliada em 84,3 mil milhões nesse dia. Elon Musk e Jeff Bezos também veem as suas fortunas oscilar, com perdas de muitos milhares de milhões, sobretudo aqueles que estão ligados à indústria da tecnologia.
A indústria das criptomoedas é muito volátil e tanto pode transformar os investidores em milionários num dia, como devastar fortunas no outro. Tem havido quebras abruptas no mercado, sendo considerado o crash do cripto, que já originou perdas de 600 mil milhões de dólares, afetando todas as empresas do sector. O fundador da Binance, Changpeng Zhao, perdeu 79,4 mil milhões de dólares da sua fortuna devido ao crash.