Multicaixa Express supera ATMs em volume de transações financeiras

598

Pelo segundo mês consecutivo o Multicaixa Express ultrapassou em valor as transacções realizadas nos Caixas Automáticos, um sinal de que a digitalização ganhou terreno face aos meios tradicionais.

O canal digital já vale 36,5% do valor global movimentado na rede Multicaixa, o que compara com as movimentações monetárias feitas nos ATMs, que caíram para 34,5% no mês passado, de acordo com vários cálculos feitos pelo semanário Jornal Expansão.

O Multicaixa foi lançado em Abril de 2019, onde neste ano de 2023 ultrapassou os ATMs em número de operações, sendo o meio mais tradicional de consulta e deoperações financeiras feitas pelos clientes bancários.

MAIS: Aplicativo Multicaixa Express representa 46% das transações na rede, revela relatório

Para vários especialistas, o crescimento do Multicaixa Express é um sinal de que se começa a desenhar em Angola a substituição dos cartões físicos por meios mais digitais nas operações e transacções na rede Multicaixa, tal como já se observa em países com sistemas financeiros mais desenvolvidos. Isto permitirá uma menor circulação do dinheiro físico e maior controlo não só no combate a crimes como o branqueamento de capitais, mas também com vistá à formalização da própria economia.

O Multicaixa Express tem actualmente mais de 1,37 milhões de usuários válidos e é o canal que mais cresce na rede Multicaixa, quer em número de operações, quer em utilizadores. O reforço da segurança que foi posto em causa nos primeiros anos, junatmente com a rapidez nas operações, perimite fugir a longas filas nos ATMs, o que tem sido principal chamariz para a sociedade angolana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui