A operadora MOVITEL é a preferida dos utilizadores da zona rural em Moçambique, com uma taxa de 72% da população nestas zonas, segundo o primeiro inquérito nacional, por amostragem, aos utilizadores de telefonia móvel celular no país.
Realizado Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), o estudo dá grande destaque a MOVITEL como líder das telecomunicações no país, entre os utilizadores de 16 anos e mais que tem, pelo menos, um telemóvel, indicam que do universo dos utilizadores de telemóvel, em Moçambique.
O estudo feito pelo INCM ressalta ainda que a utilização destes serviços varia na razão inversa da idade, sendo maioritária na faixa etária de 20 a 24 anos de idade com 14.1%, seguida da faixa de 25 a 29 anos, com 12.2%.
MAIS: Comunicações móveis perdem negócios em Moçambique
A MOVITEL compreende 56,8% das comunicações da sociedade civil moçambicana, seguido da VODACOM (42,0%) e apenas 1,2% da TMCEL.
A investigação revelou ainda que quase 59% de utilizadores urbanos usa com frequência a operadora VODACOM. A percentagem de utilizadores da MOVITEL é maior entre utilizadores das províncias do Centro e Norte do País, enquanto a percentagem de utilizadores da VODACOM é maior entre utilizadores das províncias da região Sul do País.