A Movicel a quando da implementação da sua rede de telefonia móvel em Angola, decidiu usar a tecnologia CMDA (Code Division Multiple Acess – Acesso Múltiplo por Divisão de Código) para satisfazer as necessidades dos seus clientes.
Mas de um tempo para cá a operadora estava a usar as duas tecnologias CDMA e GSM ( Global System Mobile – Sistema Móvel Global), não deixando em mão quem sempre usou a o anterior sistema que a operadora usava, mas pelo que tudo indica a Movicel decidiu deixar a rede CDMA e passará a usar apenas a rede GSM (por indicação do INACOM, que usará essa faixa de frequências, provavelmente para a Televisão Digital).
Em um comunicado oficial da Movicel, usando a sua Pagina Oficial do Facebook, a operadora informou o seguinte:
Por indicação do INACOM para libertação das frequências onde opera a rede CDMA a Movicel irá encerrar os serviços que oferecia nesta tecnologia no próximo dia 8 de Março, migrando todos os nossos Clientes CDMA para a renovada rede GSM.
Com a rede GSM terás acesso a uma melhor qualidade de chamadas, maior cobertura e ainda uma velocidade de navegação na internet muito superior. A rede GSM é também a única que permite acesso às tecnologias 3G e 4G, bem como o acesso a serviços de roaming e internet no telemóvel. Se ainda não migraste para a rede GSM vai já a uma loja Movicel mais próxima e ajudamos-te a fazer a transição sem qualquer encargo.
Mas afinal qual é a diferença entre a rede CDMA e GSM?
CDMA – é o tipo de tecnologia que separa o serviço de dados e o de voz, facilitando assim a maior transferência para o serviço de dados (Internet). esse é a tecnologia recomendada para se usar em redes 3G, visto que consiste em a banda larga e a transferência de mensagens multimédia.
GSM – é o tipo de tecnologia que facilita no acesso ao serviço Roaming e tem muitas dificuldades de ser interceptada por terceiros (fraudes), é o tipo de tecnologia usado em praticamente 73% em todo mundo, mas tem maior foco na Europa.
Actualmente não se pode dizer qual delas é a melhor, apenas ambas apresentam uma certa disparidade em termos de serviços que podem oferecer, e a Movicel não sai a perder efectuando esta migração de todos seus clientes para a rede GSM.
Ainda usa produtos da rede CDMA movicel?