Angola será o primeiro país de língua portuguesa a lançar este serviço
A Movicel e o Facebook apresentaram esta manhã em Luanda a aplicação Internet.org, uma iniciativa liderada pelo Facebook que junta os líderes de tecnologia com as comunidades locais e iniciativas não lucrativas, para ajudar as pessoas que ainda não têm acesso à internet, a descobrir o valor da conectividade.
Depois da Zâmbia, Gana, Tanzânia, Quénia, Senegal, Maláui, Colômbia, Guatemala, Índia, Paquistão, Bangladeche, Indonésia, Filipinas e Bolívia, Angola torna-se no primeiro país de língua portuguesa a lançar este serviço, através de uma iniciativa da Movicel em parceria com o Facebook, a Unicef e os portais Platina Line e Sapo Angola, entre outros.
“Conectividade significa acesso a informação e é um motor de oportunidades. Apesar disso, dois terços da população mundial não tem acesso. Em parceria com a Movicel, o Internet.org quer ajudar as pessoas ainda sem internet, em Angola, a descobrir o poder transformador da conectividade e a aproveitar essas oportunidades”, referiu Markku Makelainen, Director de Operações e Parcerias Globais, do Facebook.
Neste lançamento estiveram presentes, José Henriques – Director Geral da Movicel; Markku Makelainen, Director de Operações e Parcerias Globais, do Facebook; Dra. Amelia Russo de Sá, Representante Adjunta da UNICEF em Angola; Sarchel Necesio – CEO do portal Platina Line e Fineza Capelo, Coordenador de Parcerias e Comunicação do Sapo.ao, que explicaram aos presentes o seu envolvimento no projecto.
O aplicativo do Internet.org oferece acesso gratuito a um conjunto de conteúdos úteis como informações de saúde, notícias, pesquisas, emprego, pronósticos meteorológicos, mensagens e Facebook.
“Através do lançamento do Internet.org em Angola, a Movicel, em parceria com o Facebook, pretende fazer chegar a internet a todos os angolanos e permitir o acesso à informação e ao conhecimento. Com o acesso gratuito aos serviços disponíveis no Internet.org removemos a barreira do custo de acesso, democratizando o acesso à internet para todos. É com orgulho que a Movicel volta a inovar, fazendo em Angola o primeiro lançamento do Internet.org em língua portuguesa”, explicou José Henriques, Director Geral da Movicel.
Para além de permitir que um maior número de pessoas tenha acesso à internet sem custos e criar um comportamento natural de utilização de dados através do acesso gratuito, a Movicel tem como objectivo aumentar o número de clientes de dados da empresa, bem como posicionar-se como líder de serviços de dados em Angola, com parcerias fortes em Internet.
Serviços Básicos Gratuitos
A aplicação Internet.org oferece serviços básicos gratuitos em mercados onde o acesso à Internet pode ser menos económico. Permite que as pessoas naveguem nos sites seleccionados sobre saúde, emprego e informações locais, sem qualquer custo de dados móveis. A aplicação está disponível em países de África, América Latina e Ásia, e irá continuar a ser lançada em mais países em todo o mundo. Os serviços oferecidos de forma gratuita pelo Internet.org em Angola serão:
- Unicef – Receita da Felicidade
- Unicef – Ébola FAQ
- BabyCenter & MAMA (informações sobre a gravidez e cuidados do bebé)
- Girl Effect (informação para mulheres adolescentes)
- Wikipedia
- Accuweather (informação do tempo)
- Jornal de Angola (Notícias)
- Sapo Notícias
- Sapo Estudante
- Sapo Emprego
- Platina Line (Sociedade)
- Facebook Messenger
- Website Movicel
- Bing (pesquisas na internet)
No caso da Receita da Felicidade, concebida pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher de Angola (MINFAMU) em parceria com a Unicef, vai ser localmente ampliada pela Internet.org, tornando-se disponível gratuitamente para um maior número de pessoas. Será ainda a primeira publicação com imagens a ser lançada mundialmente pela plataforma e, por isso, um motivo de orgulho para todos os angolanos. Trata-se de uma publicação que dá 50 sugestões muito simples para apoiar as famílias na protecção e no desenvolvimento das crianças, desde o nascimento até aos 5 anos de idade. São 50 conselhos distribuídos por 12 competências familiares, incluindo Gravidez e Consultas Pré-Natais; Parto e Cuidados com o Recém-Nascido; Registo de Nascimento; Aleitamento Materno; Imunização; Soro Oral e Prevenção e Tratamento da Diarreia; Tratamento Caseiro da Água; Lavagem das Mãos; Defecação em Lugar Seguro; Malária e Uso de Mosquiteiros; Educação na Primeira Infância e Formas de Educação Positiva
Responsabilidade Social
De forma a chegar mesmo a todos os angolanos e a que mais pessoas tenham acesso a este serviço gratuito e possam usufruir inteiramente dos conteúdos disponibilizados pela Internet.org, a Movicel preparou umas breves peças informativas que vão passar na TPA, a partir de Julho e que dão várias informações relevantes aos angolanos. Explicam como se configuram serviços, como se ligam ao Internet.org; como se cria uma conta no Facebook, como se procuram amigos, como se publica um post, uma imagem, um link ou um vídeo, como falar no chat, e ainda como podem ter acesso a notícias variadas, a desporto, a informação meteorológica ou sobre saúde.
Eu quero usar os servisio da movicel
Para servir melhor
Eu quero usar os serviços da movicel