Moçambique. Projecto “Um estudante, Um computador” ainda não saiu do papel

1894

O Ministro do Ensino Superior de Moçambique, Daniel Nivagara, considerou como inverdades as declarações do seu Director de Planificação, que, em Julho do ano passado, garantiu que estavam na fase final os mecanismos de implementação da iniciativa “Um estudante, Um computador”.

Ao falar num evento em que esteve presente, Nivagara disse que, até agora, nem um computador foi adquirido, pois os critérios de implementação não foram finalizados, frisando que as promessas do Director de Planificação, Estatística e Cooperação, Alberto Tonela, não passavam de palavras no vazio.

Além de desmentir as palavras as palavras do seu colega, o Ministro do Ensino Superior frisou que nem ainda concurso para adquir os equipamentos foi lançado.

O que falhou neste processo é a concertação entre as instituições de ensino superior. Como deve saber, somos um país com 56 instituições de ensino superior e todas precisavam de estar envolvidas no desenho dos mecanismos de implementação. O que podemos garantir é que aprimorados todos os mecanismos de implementação, far-se-á o concurso público para a aquisição dos computadores“, disse o Ministro.

MAIS: Moçambique. Avaliado as necessidades tecnológicas das instituições de ensino

Ainda na sua abordagem e embora não tenha avançado datas concretas, Daniel Nivagara promteu que a iniciativa “Um estudante, Um Computador” não é uma miragem do Governo Moçambicano.

Garantimos que o projecto está em andamento e que, depois desse exercício junto dos das instituições de ensino, poderemos, ainda este ano, implementar esse projecto“, finalizou Daniel Nivagara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui