Os números mais recentes dão conta que Moçambique possui 31,7 milhões de hectares de florestas, com pelo menos 449 espécies de árvores e que corresponde a um volume de 800 milhões de metros cúbicos de madeira.
Para melhorar a gestão das florestas no país, concernente ao maneio e uso sustentável, garantindo a uniformização e alinhamento dos processos operativos, foi lançado o Sistema de Informação Florestal (SIF), desde o mês passado.
“Todos os operadores florestais, as indústrias, as unidades de fiscalização e monitoria das cadeias de valor dos produtos florestais estarão usufruindo deste sistema. A população rural, representada pelas comunidades rurais que vivem em torno de áreas florestais, terão, com o SIF, maior transparência dos benefícios e direitos a si concedidos“, disse o vice-ministro da Tera e Ambiente de Moçambique, Fernando Bemane de Sousa.
MAIS: Moçambique adere ao fórum para biotecnologia agrária
Segundo ainda o que foi revelado, pelo referido Ministério, o SIF vem ainda com a inovação da informatização e uniformização da informação florestal, bem como a emissão de licenças florestais em tempo real.
O Sistema de Informação Florestal é uma plataforma que conta com o suporte técnico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), de acordo com o que foi explicado pelo representante daquele organismo das Nações Unidas, Hernâni F. Coelho da Silva.
“Então, neste sistema, podemos ter, em tempo real, capturar e gerir as informações, nos entido de garantir maior empenho na gestão dos recursos florestais“, frisou Coelho da Silva.