O projecto de instalação de uma estação meteorológica vai atingir os 108 distritos de Moçambique, isto é, até 2024, projecto esse que visa alertar as comunidades com antecedência sobre os eventos climáticos, segundo uma informação avançada durante a reunião de avaliação da época chuvosa e ciclónica 2021/2022.
Nos útimos tempos, Moçambique tem estado entre os países mais vulneráveis aos desastres naturais, pelo que os eventos climáticos extremos são cada vez mais frequentes. Devido a esta realidade, o Governo do país vai estender a informação meteorológica para todos os distritos do seu território.
“Os distritos prceisam de ter a informação em primeira mão sobre os evenmtos climáticos que podem assolar o próprio distrito. Por esta via, o Governo está a mostrar claramente o seu cometimento em relação à preocupação que tem em aleratr as comunidades com antecedência, para que possam precaver-se e adoptar formas de resiliência de forma atempada“, informou Janfar Abdulai.
MAIS: Angola vai contar com mais de 65 estações meteorológicas
Por outro lado, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) salientou que o acesso à informação em tempo recorde vai ajudar outros sectores a tomarem medidas de preucação.
“A informação meteorológica é de consumo multisectorial e cada sector, a partir do momento que tem essa informação, passa a actuar na prevenção e, por via disso, teremos sucesso na redução do número de óbitos“, frisou Adérito Celso, director-geral do INAM.
Sabendo que as perdas de vida são na sua maioria causadas por desabamento das infra-estruturas, as comunidades deverão receber técnicas para melhorar as suas construções, revela o INAM.