Menos Fios

[Moçambique] MCTES quer impulsionar a transferência de tecnologias no país

Massificar o uso da ciência nos diferentes ramos de atividades, impulsionar a transferência de tecnologias nos sectores de produção e empresas e enaltecer o papel dos investigadores são objetivos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) de Moçambique.

A pretensão foi partilhada pela diretora nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eugénia Costa, durante uma conferência de imprensa alusiva ao lançamento das celebrações do Dia Mundial da Ciência, pela Paz e pelo Desenvolvimento, sob o lema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Segundo a diretora, a ciência, tecnologia e inovação são instrumentos fundamentais para a promoção do desenvolvimento económico, geração de emprego, renda e oportunidades.

Eugénia Costa referiu que o trabalho realizado pelos cientistas, pesquisadores, académicos e inovadores é fator determinante para a consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável capaz de atender às demandas sociais das gerações presentes e vindouras.

O MCTES pretende se juntar ao mundo para enaltecer o papel da ciência para o desenvolvimento e instigar os cientistas moçambicanos a envolverem-se cada vez mais em atividades que visam alcançar soluções para os desafios atuais que o mundo em geral, e Moçambique, em particular, enfrentam”, sublinhou.

MAIS: [Moçambique] MCTES lança cursos on-line de segurança cibernética

Acrescentou que as cerimónias centrais serão realizadas na Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM), província de Inhambane, devendo ser orientadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara.

Costa avançou que a celebração vai constituir uma oportunidade para as instituições de Ensino Superior, de investigação científica, inovadores e empresas públicas e privadas, fazerem a disseminação dos resultados de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, inovação e transferência de tecnologia.

Acrescentou que a divulgação dos trabalhos será efetuada através da exposição de bens, produtos, serviços e ideias cientifico-tecnológicas, assim como palestras sobre ciência e tecnologia, inovação e conhecimento local.

De acordo com Eugénia Costa, a comemoração será marcada ainda por diversas atividades, tais como exposição de produtos de investigação e inovação, poster/cartazes com resumo de trabalhos científicos, teses, dissertações, assim como trabalhos de pesquisas de singulares e institucionais.

Exit mobile version