Estudante finalista da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Sara Anabela Tivana, desenvolveu um sistema de monitoramento de veículos de baixo custo, com o intuito de ajudar na redução dos roubos de viaturas.
Segundo o Jornal Notícias, a solução tecnológica inovadora faz recurso a tecnologia LoRa (sistema de comunicação sem fio de longa distância e com um consumo mínimo de energia), para criação de um protótipo que irá, igualmente, permitir o controlo de desvio de rotas e roubos de combustíveis.
“Numa primeira fase, o sistema será implementado na universidade para evitar alto consumo de combustível, visto que muitas vezes os motoristas desviam as rotas para tratar assuntos pessoais. O mais importante é que em caso de roubo o veículo será facilmente localizado”, disse Sara Anabela Tivana.
A founder explicou ainda que o custo de implementação, é relativamente baixo e permite a comunicação sem necessariamente depender de conexão à internet ou de redes de telefonia móvel.
“Temos um transmissor acoplado ao módulo GPS, podendo captar dados transmitidos pelo satélite e, a partir do módulo recetor podemos ver a latitude e a longitude do veículo. O recetor será instalado na faculdade para monitorar o veículo em tempo real”, reiterou.
De informar que o projeto desenvolvido pela estudante mostrou que o alcance entre o transmissor e o recetor chegou a um quilómetro numa zona urbana oferecendo uma alta precisão. O alcance pode ser expandido usando um Gateway, podendo assim o veículo ser localizado em qualquer local em casos de furto.