Menos Fios

[Moçambique] Docentes e gestores capacitados para ensino on-line

Docentes e gestores de diferentes universidades públicas das zonas centro e norte de Moçambique beneficiaram de uma capacitação na Universidade Licungo-Extensão da Beira com vista a adquirirem habilidades para lecionarem conteúdos via online.

Segundo o director de promoção do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade do Ensino Superior (SINAQUES), Jorge Fringe, trata-se de uma iniciativa que surgiu inicialmente em resposta aos desafios impostos pela Covid;19 quando as universidades foram forçadas a adotar o ensino híbrido e muitos docentes ainda não estavam preparados.

Jorge Fringe acrescentou que foi no seguimento desta opção que se concluiu que se trata de uma prática que deve ser adotada no dia-a-dia para com contribuir na melhoria da qualidade do ensino.

MAIS: [Moçambique] MCTES lança cursos on-line de segurança cibernética

Fez questão de afirmar que o projeto de inovação educacional que visa capacitar docentes e gestores no ensino híbrido é uma das maiores tendências da educação no século XXI.

Mesmo sabendo que estamos a regressar para o normal, acreditamos que o ensino híbrido veio para ficar porque também é uma forma de estudo. Não se pretende com isso banir as aulas presenciais, mas que ambas as modalidades possam caminhar juntas“, clarificou.

Sublinhou que o ensino híbrido será assim uma mais-valia porque permite que mesmo não estando a 100% na sala de aula o estudante possa estudar sem qualquer barreira.

A capacitação teve duração de cinco dias e vários módulos relacionados com diversas componentes do ensino híbrido foram apresentadas.

Exit mobile version