MINTTICS vai lançar projetos para ampliar acesso as telecomunicações em Angola

124

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social vai adoptar, durante os próximos meses, novos projectos estratégicos para ampliar o acesso às telecomunicações em todo o país, com o objectivo de promover o desenvolvimento económico e social.

A informação foi revelada pelo director Nacional de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges, falando durante o VII Fórum Telecom do Jornal Expansão sob o lema “O Futuro das Telecomunicações em Angola – as Indústrias, os serviços e as empresas”, onde enfatizou a expansão da rede de fibra óptica, a criação de centros de dados nacionais e o lançamento do programa “Iluminar Angola”.

Segundo o dirigente, essas iniciativas têm como foco principal levar serviços digitais a áreas urbanas e rurais, garantindo que populações em situação de vulnerabilidade tenham acesso a ferramentas tecnológicas indispensáveis para Educação, Saúde, Serviços Financeiros e outros sectores fundamentais.

MAIS: [VII Fórum Telecom] Presença excessiva do Governo no sector das telecomunicações preocupa especialistas

Os esforços, continuou, englobam a melhoria das infra-estruturas terrestres, instalação de sites nas centralidades e a partilha de recursos tecnológicos entre operadores públicos e privados.
Segundo Matias Borges, os avanços permitem não apenas o acesso aos serviços de telecomunicações, mas também uma integração mais eficiente entre cidadãos e administrações públicas.
Com os novos centros de dados, ressaltou, o Governo prevê armazenar informações estratégicas de forma segura, possibilitando a formulação de políticas públicas baseadas em dados confiáveis e contribuir para a pesquisa e a inovação tecnológica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui