MINTTICS lança projecto de roaming nacional e partilha de infraestruturas

O projecto tem auxílio da Huawei, Angola Telecom, FADCOM, GGPEN, INfrasat, INACOM e outros parceiros.

347

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) vai lançar na sexta-feira, 13, o programa “Iluminar Angola”, para ajudar a implementação do roaming nacional e a partilha de infraestrutura entre os operados, (Unitel, Movicel e Africell), nas zonas sem cobertura.

A informação foi avançada hoje pelo director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação do MINTTICS, Matias Borges, que falava durante o VII Fórum Telecom do Expansão que abordou o tema.

O projecto tem auxílio da Huawei, Angola Telecom, FADCOM, GGPEN, INfrasat, INACOM e outros parceiros.

Matias Borges avançou também que de forma a melhorar o ambiente tecnológico, alinhado às orientações do Livro Branco das TIC 2023-2027, está em curso a implementação da rede de banda larga, a cloud nacional, o Conecta Angola e Modernização do INAMET.

“Ao longo dos anos, o Executivo angolano, reconhecendo a importância estratégica que desempenha o sector, deu início a um conjunto de iniciativas, visando a expansão da cobertura dos serviços de comunicações electrónica. Desde o lançamento do Angosat-2, as redes de fibra óptica, os cabos submarinos internacionais e outros, são exemplo de projectos que foram implementados, disse Matias Borges.

roaming nacional é um serviço que permite aos clientes de uma operadora de telecomunicações utilizar as redes de outra operadora dentro do mesmo país, especialmente em áreas onde a cobertura da sua operadora original é limitada ou inexistente.

Esse serviço é implementado por meio de acordos entre as operadoras e o órgão de tutela, o que garante que os utilizadores possam manter conexão de voz, mensagens ou dados em regiões onde a sua operadora principal não opera directamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui