O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, orientou os media a apostar no recurso às plataformas digitais, tendo em conta que a juventude utiliza os meios como ferramentas de primeiro plano para se informar e formar.
O dirigente proferiu essas palavras no quadro de uma visita que efetuou à Rádio Nacional de Angola (RNA), no princípio dessa semana, salientando que a estratégia passa em apostar em informações cada vez mais próximas do cidadão, isto é, a necessidade de os órgãos de informação criarem conteúdos que se identifiquem com o cidadão.
“Temos que sair daquela informação convencional e passarmos para as plataformas digitais, onde a juventude se identifica. Desta forma, acredito que vamos poder estar bem mais perto do cidadão com os conteúdos produzidos”, disse.
Sobre a visita na RNA, o Ministro pediu maior valorização dos colaboradores da RNA, quer do ponto de vista socioeconómico, quer tecnológico, tendo em conta os avanços significativos que o mundo regista.
“É importante trabalhar-se por equipa, para uma informação de qualidade e apostamos fortemente na modernização do grupo Rádio Nacional”, avançou o governante.
MAIS: Ministro das Telecomunicações e Tecnologias vai priorizar modernização dos serviços
O responsável ministerial considerou a RNA, órgão de comunicação social público, que está no bom caminho, mas defendeu que se continue a trabalhar de forma a torná-la numa estação de e para todos os angolanos.
Mário de Oliveira anunciou que vai ser feita uma forte aposta na formação de quadros e na segurança cibernética, por serem questões diretamente ligadas a todos os órgãos de comunicação social.
O ministro justificou essa necessidade, por o país ser, muitas vezes, atacado por hackers cibernéticos em vários quadrantes. Por isso, os técnicos precisam de estar preparados para prevenir essas possíveis situações em defesa da pátria.