Durante a entrevista na Rádio Luanda, com o propósito de abordar acerca dos “benefícios do primeiro satélite angolano”, o titular da pasta disse que, o projecto Angosat 1 será lançado para o mundo em Dezembro, por meio do foguete transportador ucraniano Zenit, a partir do cosmódromo Baikonur, no Cazaquistão.
A título de exemplo das múltiplas utilidades que o Angosat 1 oferecerá, os Ministérios das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação e da Saúde realizaram, há 15 dias, entre as cidades de Luanda e Bengo, exames médicos com recurso a telemedicina com vista a acudir as áreas com carência de médicos de especialidade.
De acordo com o governante, este serviço terá uma abrangência territorial quando o Angosat 1 entrar em funcionamento, por enquanto, o projecto piloto abarcou os Hospitais Américo Boavida (Luanda) e um centro médico de Pangu Aluquém (Bengo).
Neste processo, acrescentou, o especialista do Américo Boavida fez uma consulta de ortopedia a um paciente do centro médico de Pangu Aluquém. Estas e outras iniciativas serão uma realidade quando o Angosat 1 entrar em órbita.