A Unitel realizou hoje workshop sobre Fraude e Cibersegurança, com o objectivo de a analisar e debater sobre as ameaças de segurança e privacidade nos serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Durante a abertura do workshop, José Carvalho da Rocha (Ministro das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação) garantiu que, o Executivo tem criado as condições para tornar o ciberespaço nacional cada vez mais seguro. Salientou ainda que o Executivo angolano aposta numa sociedade de inovação tecnológica e tem criada as condições para assegurar que o seu espaço nacional (Internet) possa estar cada vez mais seguro.
De forma a dar sustentabilidade às suas palavras, o titular da pasta referiu que, o Estado Angolano aprovou a Lei de Protecção de Dados e das Comunicações Electrónicas, assim como a Lei da Protecção das Redes e dos Sistemas Informáticos, que asseguraram um conjunto de orientação concretas aos prestadores de serviços neste domínio. Por esta razão, acrescentou o ministro, reforçar a segurança cibernética e proteger as infraestruturas críticas são tarefas que devem merecer, no dia-a-dia, preocupação de todos.
Em relação ao espaço regional, José Carvalho da Rocha disse que as nações africanas têm as TIC no centro das suas agendas de desenvolvimento sócio-económico nacionais e melhoraram os acessos à banda larga, promovendo um desenvolvimento sustentável.
Portanto, para um ciberespaço mais seguro todos são chamados a promover um ambiente de educação aos usuários das TIC para que se possa, cada vez mais,
utiliza-las de forma segura e eficiente, reiterou.
Concorda que o ciberespaço nacional está seguro?