Em 2020 a Huawei tem assinado vários acordos com os órgãos governamentais no país, tais como:Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a construção de um parque tecnológico, bem como a doação de alguns equipamentos ao Ministério do Interior e da Saúde.
Agora a empresa acaba por assinar mais um, desta vez, a Huawei, maior fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações, e o Ministério de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) assinaram hoje um memorando de entendimento que visa capacitar professores no ramo das TIC e melhorar as condições tecnológicas das instituições do ensino superior.
Segundo a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, o memorando de entendimento tem grande importância para o MESCTI, dado que o objectivo principal desta cooperação é permitir a melhoria do nível de capacitação humana e das infraestruturas do subsistema do ensino superior. “Este memorando de entendimento privilegia em grande medida a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, não só a nível da formação de docentes e funcionários do ministério mas também no que toca ao apetrechamento de instituições de ensino com oferta formativa no domínio das tecnologias de informação e comunicação“, adiantou a ministra.
Para o CEO da Huawei, Edric Chu, a assinatura deste memorando permite acompanhar o desenvolvimento da transformação digital do MESCTI, melhorar as infraestruturas tecnológicas do ministério e implementar toda a capacidade tecnológica e de formação que a Huawei possui no domínio das TIC para o bem-estar da sociedade angolana.
O líder da gigante tecnológica sublinhou que “o mercado angolano é dos primeiros em África em que a Huawei entrou”. Uma presença que data de 1998 e com projectos em marcha.
Eric Chu avançou que a empresa “está a construir um parque tecnológico em Talatona onde haverá três pólos principais: um centro de formação para parceiros e clientes, que vai formar engenheiros de TIC; um centro de inovação para entidades púbicas, privadas e ministérios; e um centro de experiência para trazer as tecnologias mais novas e avançadas ao mercado angolano.” Enquanto parceiro estratégico, a Huawei investiu USD 60 milhões na construção deste Centro de Inovação e Formação que deverá ser concluído em 2022 e beneficiar mais de 500 estudantes.