A Televisão Pública de Angola (TPA) vai passar por uma modernização tecnológica, de modo a ampliar o seu papel de prestação de serviço público de informação, formação da população, elevação da cidadania e de resgate dos valores e princípios da cultura angolana.
Essa garantia foi dado pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, falando no evento alusivo ao 47º aniversário da Televisão Pública de Angola (TPA), onde também elogiou os progressos ocorridos na TPA, principalmente ao que considerou um ambicioso e necessário programa de modernização tecnológica, de melhoria e reforço dos processos e das condições de trabalho.
“Nesta ocasião ímpar e de enorme regozijo, endereço ao Conselho de Administração da TPA, aos funcionários e os seus familiares, votos de feliz aniversário”, acrescentou o Ministro.
MAIS: TPA ganha um canal exclusivo para as notícias
Ainda sobre este processo, segundo o Ministro, já permitiram a passagem da emissão de conteúdos, do analógico para o HD, que só foi possível pela implementação do programa de capacitação e especialização permanentes dos quadros das distintas áreas, colocando a televisão nos atuais padrões técnicos e tecnológicos.
De informar ainda que a televisão pública nacional vai beneficiar-se também de uma reabilitação das suas infraestruturas tecnológicas avaliados em 39,9 milhões de euros, segundo um despacho assinado pelo Presidente da República, João Lourenço.
Os valores vão ser empregues propriamente para a abertura do procedimento de contratação simplificada para a reestruturação dos meios tecnológicos da televisão estatal, onde isso deve-se “a urgência imperiosa de assegurar o seu normal funcionamento e consequentemente garantir a manifestação do interesse público“, informa o Estado Angolano em nota.