O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto Oliveira, enalteceu o interesse de alguns investidores dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em apostar no sector das TICs.
Mário Augusto Oliveira falava no Fórum Global de Negócios África – Dubai 2021 (GBF), que decorreu de 13 a 14 de Outubro, na cidade económica dos EAU, onde considerou fundamental que os Emirados concentrem, igualmente, atenção às TTI, por ser um segmento que ajudará, no futuro, a alavancar a economia nacional, uma vez que a nível internacional já acontece.
De acordo o Secretário de Estado, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) tem em carteira vários projectos traçados, nos quais espera contar com a intervenção de investidores estrangeiros. Dentre esses projectos, enumerou o alargamento da banda larga em todo o território nacional, a construção e colocação em orbita do projecto ANGOSAT-2, cujo lançamento em órbita está previsto para 2022 e outros serviços públicos electrónicos que permitem ao cidadão o acesso rápido, de forma virtual, a serviços como o registo de empresas e a impressão do cartão de segurança social.
De referir que o ANGOSAT é um projecto do Programa Espacial Nacional (PEN), para a construção, lançamento e operação de satélites angolanos geoestacionários, para a expansão dos serviços de comunicação via satélite (internet, rádio, telefonia e televisão), por todo território nacional. O Angosat-2 cobrirá toda a África e parte da Europa.
MAIS: Ministério das Telecomunicações vai apostar na criação de um Cyber-Espaço seguro
O projecto social Angola Online também foi destacado, projecto esse que tem como objectivo criar pontos de acesso público e gratuitos a Internet em diversos locais do país, no âmbito da Governação Electrónica.
O executivo nacional tem ainda como meta modernizar e expandir a Rede Nacional de Banda Larga (RNBL), que incide na reparação de troços de fibra óptica e dos links de micro ondas inoperacionais e a construção de novos, a partir das infra-estruturas construídas.
De acordo ainda com as palavras de João Lourenço, no seu discurso a nação, na última sexta-feira, mostrou que o país conta actualmente com mais de 22 mil quilómetros de fibra óptica, que têm permitido a conexão de 14 milhões de assinantes de telefonia móvel, sete milhões de utilizadores de Internet e dois milhões de subscritores de televisão por assinatura.
“Mostrou-nos algum interesse em vir aos Emirados Árabes Unidos para participar no Fórum Global de Negócios Dubai – África 2021 para colher experiências com os empresários de outra latitude, tendo em conta os inúmeros projectos do sector que estão em curso”, frisou Mário Oliveira.
MAIS: Ministério das Telecomunicações realiza 1ª edição da Feira Nacional de Publicidade e Marketing
No Fórum Global de Negócios África – Dubai 2021 (GBF), sob o patrocínio do Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, participaram ministros, gestores e empresários angolanos, entre os quais o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, da Indústria e Comércio, Victor Fernandes.