Uma grande parte da Internet e que se encontra protegida por ligações seguras e encriptadas, é feita através do recurso de certificados SSL. Mas infelizmente uma boa parte desses certificados expiram hoje(30/9), o que vai deixar milhares de dispositivos desconectados.
De acordo com o site Tuga Tech, estes certificados são emitidos por entidades credenciadas, onde as mesmas são responsáveis por criarem e manterem os seus próprios certificados e um dos exemplos é a Lets Encrypt.
Segundo explica a plataforma portuguesa, “Esta entidade foi criada para permitir a emissão de certificados SSL gratuitos em massa – e foi também adotada por um vasto conjunto de fabricantes para integrarem estes certificados nos seus dispositivos”.
MAIS: Interrupções da Internet atingem sites e apps em todo mundo
Normalmente os certificados possuem uma validade de 20 a 25 anos e o o certificado de raiz IdentTrust DST Root CA X3 expira hoje, 30 de Setembro de 2021, deixando sem acesso a ligações seguras centenas de dispositivos que ainda o usem.
Ou seja, como explica o site, alguns dispositivos mais antigos que não tenham recebido atualizações podem agora deixar de funcionar.