A competição pela supremacia nos serviços de comunicação instantânea não é nova, mas o confinamento veio mostrar que a luta pela preferência dos utilizadores é bastante acirrada, embora esteja claro que o Zoom é o líder A Google implementou melhorias no Meet e agora é um competidor à altura (deixando de olhar apenas para o público profissional, mas também no usuário comum).
Com a necessidade dos utilizadores, reclamações e reviews dos serviços, as empresas têm tentado melhorar os recursos. A Microsoft tem dois “cavalos” nessa corrida, o Skype e o Teams, e fez um anúncio interessante: Microsoft Teams permite videochamadas durante 24h na versão web.
Há algumas semanas a Microsoft anunciou a criação do modo ‘Juntos’ (Together Mode) que permite apresentar até 50 participantes em simultâneo, numa sala em formato de auditório, de maneira a aumentar a interatividade e sensação de proximidade.
Mas agora a plataforma anunciou uma novidade que agradará a todos que querem se ver livres de limites de tempo nas videoconferências: O Teams permite agora fazer videochamadas durante 24 horas com até 300 participantes, através da web.
A Microsoft esclarece, na publicação oficial, que a funcionalidade é temporária: “Para ajudá-lo a manter o contacto nos próximos meses, vai poder organizar reuniões com até 24 horas e até 300 participantes até aviso em contrário.”
O utilizador poderá assim passar um dia inteiro em videochamada com familiares e amigos, tentando levar mais conforto a todos que se encontram longe. E tudo isto de forma gratuita.
Como utilizar?
A Microsoft deixou tudo bastante simples:
- Aceder ao Teams
- Fazer login com uma conta da Microsoft.
- Criar uma videochamada e partilhe o link com os familiares e amigos.
Os seus contactos podem aceder gratuitamente via web, sem necessidade de criar uma conta Microsoft
E a concorrência?
O Zoom tem um limite de 40 minutos no modo gratuito e o Google Meet tem um limite de 60 minutos.
Decerto que a concorrência vai se ajustar em breve.