Não é praticamente novidade para ninguém, que a Microsoft falhou no que diz respeito ao Windows Mobile, até porque o Windows Phone já foi considerado morto. Pelo que tudo indica, a estratégia da Microsoft passa agora por apostar nas aplicações para os dois sistemas mais utilizados, o Android e iOS.
O mundo dos dispositivos móveis está com um forte crescimento, havendo cada vez mais utilizadores a fazer uso dos smartphones e tablets para aceder aos conteúdos e informação. Apercebendo-se desta evolução, a Microsoft tem tentado nos últimos anos entrar neste mercado, sem que tenha tido um grande sucesso até ao momento.
Microsoft Launcher dá ao usuário, a opção de “Continuar no PC”, permitindo que ele trabalhe perfeitamente entre o seu telefone Android e o computador com Windows.
O launcher é bastante simples e aceita personalização. e tem um visual de acordo com o Fluent Design, da Microsoft, com vários elementos translúcidos e efeitos de movimento e profundidade. É possível utilizar seu próprio papel de parede ou fazer o Microsoft Launcher baixar uma imagem automaticamente do Bing.
À esquerda, o usuário encontra uma tela utilitária, com seus compromissos, aplicativos frequentes, notícias e documentos. O menu de aplicativos, por padrão, mostra tudo em ordem alfabética e tem rolagem vertical. Na tela inicial, você pode deslizar o dedo para baixo e pesquisar por aplicativos ou buscar na web (tem como escolher o Google, se você não gosta do Bing).
O Microsoft Launcher, permite ao usuário personalizar ainda mais o que você vê. Além de “Continuar no PC”, o usuário pode colocar ícones favoritos na tela inicial. Ele também oferece The Feed, onde o usuário pode encontrar os seus aplicativos mais usados, notícias recentes, eventos importantes e muito mais, adaptados às suas necessidades.