A Academia AppFactory lançada pela Microsoft, vai fornecer aos estudantes informáticos na Étiopia um estágio de seis meses, onde trabalharão em projetos de desenvolvimento de software do mundo real com engenheiros de software sênior. No final de cada estágio, os estudantes poderão projectar, implementar e implantar soluções habilitadas para nuvem, móveis e de TI em vários sectores.
Lutz Ziob responsável da Microsoft em África disse que,”em toda a África, as organizações do sector público e privado estão achar difícil recrutar engenheiros de software capazes”, muitos acabam recorrer à contratação de expatriados caros, ou a gastar muito dinheiro no treinamento interno.
A Microsoft prevê com este projecto habilitar os estudantes em ambientes críticas de negócios que vai capacitá-los para garantir empregos ou criar seus próprios negócios. A academia estará sediada na Universidade Wollo em sua instituição de campus tecnológico, onde a cada ano, irá definir projectos baseados em diferentes sectores, desde cuidados de saúde até educação, agricultura, transporte aéreo e outros.
A nova Academia , será a nona em África, as restantes encontram-se na África do Sul, Egipto, Nigéria, Ruanda e, recentemente, no Gana. E já foram formados mais de 300 desenvolvedores de sistemas de software.