Em Junho de 2017 duas vulnerabilidades causaram bastante preocupação aos utilizadores e fabricantes de computadores. As falhas Spectre e Meltdown podem permitir que um hacker tenha acesso a dados de memórias protegidos. Essas duas falhas estão associados à construção dos processadores, o que obrigou as fabricantes a repensarem todo o design.
Para proteger os seus utilizadores, A Intel disponibilizou, na segunda semana de janeiro via Windows Update, uma actualização de correção para uma segunda variante da falha Spectre (CVE-2017-5715). No entanto, essa actualização afectou o desempenho das máquinas, causando reinicializações inesperadas.
A Microsoft recebeu os relatos de instabilidade como resultado dos recentes patches contra a falha Spectre, e encontrou uma solução: Desabilitar os patches da Intel.
Como desabilitar os patches da Intel
Baixe o novo patch da Microsoft (KB4078130) – que está disponível também via Microsoft Update Catalog.
OBS: esses patches são direccionados para os usuários que enfrentam problemas em suas máquinas após instalar o patch inicial da Intel. Se o seu sistema está a funcionar normalmente, não baixe a actualização da Microsoft.