Menos Fios

Mentes Brilhantes: 5 gênios que não gostaram da escola

albert-einstein-2071-hd-wallpapers-650x459

Eles não nos ajudaram apenas a entender o modo como percebemos a realidade, mas podemos entender que a imaginação, trabalho duro e a perseverança são mais eficazes do que a educação formal, em muitos dos casos.


Thomas Edison, um estudante problematico

Sempre que ligares a lâmpada, ouvires música na rádio ou assistires a um filme, estarás a desfrutar de uma das invenções de Thomas Edison. Ele inventou a lâmpada elétrica incandescente (após mais de mil tentativas), o gramafone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânudos de carvão para o telefone, e a lista continua. A mãe dele lhe ensinou a ler e a escrever, depois de ser desmatriculado da escola, pelo motivo de ser muito lento na educação e ser muito inquieto.

Consciente da inteligência de Edison, a mãe dele aconselhou-lhe a inscrever-se numa biblioteca local e ler tudo o que puder, e Edison fez o que foi dito. Com apenas 12 anos, Thomas Edison já tinha lido a Ascenção e queda do Império Romano – do Gibson, a História Humana – de Sears, Dicionário de Ciência e muitos outros livros relacionados com aplicações práticas de química.


Albert Einstein, fraco em história e geografia

Nascido em Ulm, uma pequena cidade na Alemanha, Albert Einstein era filho de um judeu industrial. Einstein na sua infância apresentou dificuldades  de adaptação. Até os seus 9 anos era muito lento ao falar, e os seus parentes estavam muito preocupados pensando que ele estava doente. A sua paixão pela ciência começou ainda aos seus 5 anos, e na escola não era o favorito dos professores. Aos seus 17 anos, Einstein tentou entrar para a Escola Politécnica da Suíça.

Ele passou com boas notas nos exames de matemática, física e química, mas não conseguiu nota suficiente para aprovar nos exames de história, geografia, língua estrangeira. Então Einstein passou a ir numa escola profissional durante um ano, em seguida voltou para a Escola Politécnica na Suíça e foi admitido. Além disso, foi ele que conseguiu sintetizar apenas em uma única frase o defeito (falha) do sistema de ensino: “Todo mundo é um gênio. Mas, se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido”.


Benjamin Franklin não fez o Ensino Médio

Quem não conhece Benjamin Franklin? Todo mundo o conhece. “All About The Benjamins”,  Ben Frank, provavelmente já deves ter ouvido este nome na boca dos rappers americanos, uns o conhecem apenas como a figura da nota de 100 dólares americano, o dólar “cabeça grande” conforme nós por cá chamavamos.

Benjamin Franklin foi um político, jornalista, cientista, inventor e co-autor da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Apesar de todos os seus feitos Benjamin Franklin não conseguiu fazer o Ensino Médio. Ele era o décimos-quinto filho da família e o cassule (filho mais novo). Passou dois anos em uma escola em Boston, e aos 10 anos abandonou a escola e começou a trabalhar com o seu pai como tipógrafo. Ele fez apenas dois anos na escola, e no seu tempo livre gostava muito de ler, era apaixonado por natação, e uma de suas invenções foi um dispositivo que ajudava a pessoa a nadar mais rápido.


Steve Jobs desistiu da faculdade para criar a Apple

Até na era moderna existiram mentes brilhantes que não viam a educação formal como algo vital para o ser humano. Steve Jobs era um adepto desta ideia, ele disse que lhe parece um absurdo que a escola se baseava pelos manuais e professores que estão enfrente do quadro. Ele foi apaixonado por computadores desde a sua infância, renunciou a Reed College para construir o império da Apple. Mesmo assim ele participava em alguns cursos, como de caligrafia, que provou ser essencial para o software que ele desenvolveu para os computadores Mac. No ano de 2010, a revista Forbes estimou que Steve Jobs tinha uma fortuna avaliada em 8,3 bilhões de dólares, ocupando a 42 posição no ranking dos americanos mais ricos.


Bill Gates renunciou Harvard

Bill Gates é um outro exemplo. Ele renunciou a prestigiada Universidade Harvard, e em 1975 fundou a empresa Microsoft, que tinha a sua sede em Albuquerque, Novo México. Em 1980 a empresa criou uma parceria com a IBM, e a Microsoft empenhou-se a desenvolver sistemas operacionais para computadores IBM. No inicio dos anos 90, a empresa de Bill Gates e Paul Allen atingiu o seu apogeu, os sistemas operacional da Microsoft ficou como o mais utilizado naquele período, e este feito continua até os dias de hoje.

Exit mobile version