O Instituto de Meteorologia e Geofísica de Angola (INAMET) em Malanje conta agora com três novas estações meteorológicas modernas, adquiridas com o objetivo de melhorar o estudo e previsão do tempo na referida província.
A infraestrutura tecnológica de fabrico francês vai permitir a medição da direção e força dos ventos, velocidade, volume das chuvas, entre outros dados meteorológicos, que a atual estação não dispõe.
MAIS: Governo vai instalar mais de 500 estações meteorológicas em todo o país
De informar que a província de Malanje já conta com uma estação agrometeorológica instalada no município de Cacuso, um equipamento que permite a capacidade de medição da temperatura do solo por técnicos agrários no ato de plantação das culturas alimentares, bem como vai contar brevemente com uma estação meteorológica automática e outra de relâmpagos a ser montadas no aeroporto provincial e no bairro Cangambo ocidental, nesta cidade.
Os referidos equipamentos foram entregues no âmbito do projeto de modernização do INAMET no país, na sequência de uma série de meios chegados a província em abril de 2022.