Mais de 40 profissionais e estudantes angolanos de todo o país estão a participar do curso internacional “Construindo capacidade sustentável na força de trabalho espacial angolana: oportunidades e desafios”, soube a redacção da MenosFios através de uma nota do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).
O ciclo formativo é ministrado pelo autor e sócio da Teaching Science & Technology (TSTI), Jerry Jon Sellers, o curso, com duração de dois meses, é derivado do bestseller Understanding Space: An Introduction to Astronautics (Compreendendo o Espaço: Uma Introdução à Astronáutica), e tem como objectivo transferir conhecimento sobre o sector Espacial.
Pelo que revela a nota, as projecções indicam que, até 2035, a economia espacial se pode expandir para USD 1,8 trilião, impulsionada por avanços na tecnologia de satélites, serviços de lançamento e aplicações espaciais.
Há a previsão de lançamento de mais 105 satélites até 2026. Entretanto, a indústria espacial debate-se com a escassez de força de trabalho qualificada, num momento em que há a estimativa de geração de 80 mil vagas de emprego até 2025.
Tendo isso em consideração, 40 participantes das 18 províncias foram seleccionados, a partir do engajamento nas actividades deste ano da
Semana Mundial do Espaço em Angola, para fazerem esta formação internacional.
De informar que entre os temas a serem estudados constam “O Estado do espaço em África”, “Desafios da força de trabalho na indústria aeroespacial”, “Importância do treinamento para a força de trabalho aeroespacial”, “Programa de qualificação do operador ANGOSAT (AOQP)”.
A TSTI oferece mais de 80 cursos de Engenharia de sistemas espaciais por ano, que abrangem desde treinamento básico fundamental, ferramentas e técnicas, até aplicações avançadas no sector Espacial. Ao longo dos anos, a TSTI tem formado especialistas da NASA, ESA e do GGPEN, por exemplo.