Menos Fios

M-Pesa atinge um marco de USD365 mil milhões

A plataforma M-Pesa processou 364,8 mil milhões de dólares em valor de transações nos últimos doze meses, um aumento de 13%, consolidando a sua posição de topo no espaço fintech africano.

A M-Pesa, propriedade conjunta do Grupo Vodacom e da Safaricom, é a plataforma de dinheiro móvel mais bem sucedida de África e tornou-se um fluxo de receitas fundamental para ambas as empresas de telecomunicações.

O Grupo Vodacom divulgou o seu desempenho anual para o ano que terminou em março, afirmando que, nos 12 meses, as receitas internacionais da M-Pesa aumentaram 31,1% para 6,5 mil milhões de reais, contribuindo com 24,6% das receitas de serviços.

Shameel Joosub, CEO do Grupo Vodacom, diz que o crescimento foi apoiado por um forte desempenho na RDC, com o desempenho da Tanzânia a recuperar, uma vez que as taxas sobre o dinheiro móvel foram reduzidas durante o ano.

“A dinâmica subjacente da M-Pesa reflete as nossas melhorias contínuas de produtos nos segmentos de consumo e de comércio, apoiadas pela M-Pesa África. No segmento de consumo, lançámos novos produtos de seguros, empréstimos a prazo e poupanças de grupo, aumentámos as transferências internacionais de dinheiro e melhorámos a nossa aplicação M-Pesa durante o ano”, afirma Joosub.

Na Tanzânia, afirma: “Os empréstimos concedidos através do nosso produto de crédito “Songesha” mais do que duplicaram, atingindo 8,2 mil milhões de reais durante o ano. Para aumentar e diversificar o ecossistema M-Pesa, também acelerámos a nossa estratégia de comerciantes, mais do que duplicando o número de comerciantes ativos para 196 000.”

Comentando a licença de funcionamento concedida à M-Pesa na semana passada na Etiópia, Joosub diz que é um marco importante para o grupo, uma vez que acelera a sua “ambição de transformar vidas no país, à medida que procuramos ligar todos os etíopes à economia digital global”.

O M-Pesa é o serviço de pagamento móvel mais bem-sucedido de África. Lançado no Quénia em 2007, evoluiu desde então para se tornar um importante motor de inclusão financeira com mais de 50 milhões de clientes em sete países.

A M-Pesa processa mais de 61 milhões de transações por dia, o que a torna o maior fornecedor de fintech de África, e atraiu 42 000 programadores externos para criarem serviços adicionais para a plataforma.

Exit mobile version