O município de Lubango, na província da Huila, vai contar com um mapa turístico digital com dados geográficos, climáticos, históricos, ambientais, arquitetónicos, entre outros, a fim de orientar os transeuntes e turistas pela cidade.
A ideia inovadora tecnológica vem da agência de viagem e turismo angolana Tac Tour, tornando-se a segunda cidade angolana a ganhar o mapa, depois de Luanda, com as ruas, pontos cardeais, locais de referência, a descrição dos pontos principais, entre outras informações.
Segundo o proprietário da agência, Carlos Bumba, falando a ANGOP, informou que o mapa digital destacará Lubango e ainda vai englobar igualmente os dois municípios satélites da Huíla, como a Chibia e Humpata, onde é encontrado o grosso do potencial turístico da província.
MAIS: Angosat-2 permite o uso da telemedicina nos hospitais do Lubango
O mapa vai englobar ainda as potencialidades étnico-culturais dos três municípios, com rotas de arte e rituais como o Ondjelwa (festa da chuva), o Efiko (festa da puberdade), o Ekwendje (o ritual da circuncisão) e o Pita Pondjo (o primeiro contacto do bebé com o exterior).
“Nos eventos vai constar as tradicionais Festas da Senhora do Monte, a dos Barracões e as Quintas Pedagógicas, esta última consubstancia-se em agrupar fazendas com vista a receber estudantes para acampar em aulas práticas de agricultura e ambiente”, sublinhou.