Luanda ganha primeira escola de programação no país

27410

Foi inaugurada hoje a primeira Escola da Rede 42 no país, uma das melhores em programação do mundo e que dispensa a presença de professores, em que se aprende de forma diferente assente no trabalho em equipa e em projectos práticos (gamificação), em vez de uma formação teórica, ganhando-se pontos e passando-se de nível, como se fosse um jogo.

A instituiçao está aberta a todos os interessados com idade igual ou superior a 17 anos, com ou sem diploma ou formação prévia em programação.

Um dos principais destaques da Escola da Rede 42 é a gratuidade de todo o serviço, isto é, desde os processos de selecção até à conclusão da aprendizagem, não existem propinas, taxas ou quaisquer outras cobranças que possam inviabilizar o futuro do estudante. Não se  gasta um único kwanza pois o aluno é patrocinado por empresas ou mecenas comprometidos com o propósito de partilhar para evoluir.

O método de aprendizagem da 42 Luanda é totalmente presencial, criando assim um contacto directo com os outros estudantes, o que é chamado de aprendizagem entre pares. Cada um contribui e, todos através da troca de conhecimentos avançam.

Como ocorre o processo de selecção?

1. Inscrição online: O primeiro passo é inscreveres-te online no site oficial da 42 Luanda, clicando em aqui.

2. Check-in (Jogos de Lógica online): Após te inscreveres, irás passar por uma série de jogos de lógica online. Estes jogos foram criados para testar a tua capacidade de pensamento lógico e de resolução de problemas.

3. Piscine (Piscina): Se fores bem-sucedido(a) nos jogos de lógica, serás convidado(a) a participar na “Piscine”, um intensivo bootcamp de programação que dura cerca de um mês. Durante a Piscine, irás aprender os fundamentos da programação e trabalhar em projectos práticos. O objectivo da Piscine é ver como te comportas sob stress, como trabalhas em equipa e como resolves problemas. Não é necessário teres experiência prévia em programação para participares.

4. Admissão: No final da Piscine, os participantes são avaliados com base na sua dedicação, progresso, habilidades de trabalho em equipa e capacidade de aprender de forma autónoma. Se fores bem sucedido(a), serás convidado(a) a integrar a escola como estudante a tempo inteiro.

Referir que na 42 Luanda não existem professores tradicionais nem aulas expositivas. Há uma plataforma online que fornece todos os desafios e projectos para os estudantes. Esta plataforma é transversal a toda a experiência de aprendizagem na 42 Luanda. Também existe um staff de mentores e ex-alunos que podem ajudar a orientar e aconselhar os estudantes. Mas, em última análise, é o teu esforço, a tua pesquisa e o trabalho com os teus colegas que te irão ajudar a superar os desafios.

43 COMENTÁRIOS

  1. É uma grande oportunidade na área de formação, Angola precisa destes projetos para os jovens, só temos é que participar e crescer com o projeto, esta de parabéns a Escola 42 Luanda.

  2. Penso ser uma importante ferramenta para o futuro dos jovens Angolanos.
    Na área de formação de redes informáticas.

  3. Gostei muito desta nova tecnologia que Angola continua andando da melhor maneira possível 😇

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui