Com a interrupção do ensino formal em Angola, professores e estudantes olham para novas formas de partilha de conhecimento. A tecnologia pode ser usada para minimizar o impacto da falta das aulas presenciais.
A Tchiowa Hub, sediada na província de Cabinda, fez na passada Segunda-feira, 15 de Junho de 2020, o lançamento da Edtech (Tecnologia de Educação) denominada Longuka.
O termo “Longuka” deriva do dialeto “Ibinda” , que significa “Aprender”. O mesmo enfatiza o seu propósito de servir como uma plataforma de ensino a distância ou Online, onde tanto profissionais, alunos, professores, estudantes e Docentes universitários poderão qualificar-se através de cursos interactivos em vídeo-aulas.
A plataforma conta com vários cursos desenvolvidos por técnicos e quadros angolanos que englobam tópicos relacionados à várias áreas do saber, desde o Marketing Digital, Vendas e Negociação, Programação… dentre outros.
Segundo o Co-fundador da Tchiowa Hub, Gabriel Ivaba, a Longuka tem grande foco no uso das Tecnologias de informação para potencializar o ensino e aprendizagem, e para tal, neste mês de Junho, mais de 5 Cursos são disponibilizados gratuitamente, a fim de permitir aos jovens de melhorarem suas habilidades técnicas durante este período de Quarentena em que muitos encontram-se em suas casas, sem poderem ir as Escolas.
Os fundadores da Longuka estimam que até o final do ano de 2020, mais de 15 cursos estarão disponíveis na plataforma.